Dicas Redecasa

9 dicas para alugar o primeiro apartamento sem erro

Antes de assinar o contrato de locação, confira essas informações.

Se você está se preparando para alugar seu primeiro apartamento, seja porque está saindo da casa dos pais ou algum outro motivo, fique por dentro dos detalhes em que se deve prestar atenção antes de fechar negócio. Afinal, apesar de ser um contrato com data para acabar, esse processo não precisa ser desgastante.

Para levantar as principais dicas sobre aluguel de apartamentos, falamos com José Osse, head de comunicação do QuintoAndar, uma plataforma online que conecta proprietários e inquilinos para facilitar o processo de locação. 

Na hora da primeira visita ao imóvel
É sempre importante levar em consideração a primeira impressão e você precisa se sentir em casa ali. "O imóvel tem que atender as necessidades da pessoa no momento de vida que ela está: como ter o número certo de quartos, estar perto do trabalho ou da família, ter bom acesso a transporte público ou outros serviços, por exemplo. Isso é o que fará a maior diferença para cada um", explica José. Não se esqueça também de avaliar a estrutura - como a parte elétrica e hidráulica. Assim, as chances de evitar uma surpresa desagradável mais para a frente são maiores.

Vistoria minuciosa
Na hora da vistoria prévia fique atento a todos os detalhes e uma boa dica é fotografar tudo e guardar o material com você. Preste atenção em furos na parede, riscos no piso, problemas de pintura e algum outro problema que você identificar. "Aqui no QuintoAndar, fazemos vistoria na entrada e na saída em todos os imóveis. Na entrada, ela serve para registrar como o imóvel está naquele momento. Já na saída, a vistoria é para checar se tudo está como no começo do aluguel, o que garante que o imóvel vai ser devolvido para o proprietário exatamente nas condições que estava quando foi alugado", diz José.

Fique atento ao contrato
"A principal dica é sempre ler o contrato por completo para estar ciente e de acordo com as cláusulas que ele estipula", afirma José. No contrato deve ter informações sobre o valor do aluguel, as taxas que o inquilino deve pagar, tempo de duração, dados da vistoria e as penalidades previstas caso haja o descumprimento de alguma cláusula.

Fiador, precisa mesmo?
Fiador é aquela pessoa que se responsabiliza pelo pagamento do aluguel caso o inquilino deixe de pagá-lo. Hoje em dia há opções para não precisar desse tipo de segurança. Uma delas é o seguro fiança, que arca com as despesas do aluguel se houver algum problema. Mas, como em todo seguro, você paga e não recebe o dinheiro de volta. Também há o aluguel com caução, em que o inquilino deposita entre 3 e 5 aluguéis e o valor fica guardado como garantia. Nesse caso, no fim do contrato o valor é devolvido.
Mas, ainda, tem outras opções para dispensar a assinatura de um fiador. "No QuintoAndar o inquilino não precisa de fiador. A gente também não pede seguro-fiança nem caução dos inquilinos. Fazemos uma análise de crédito e, se eles forem aprovados, podem alugar", afirma José. E, nesse caso, o proprietário ainda tem o pagamento em dia assegurado e uma proteção de até 50 mil reais, caso o imóvel precise de reparos no fim do contrato.

Sobre taxas e impostos
O inquilino deve pagar o valor do aluguel mensal e o IPTU do imóvel. Se for um apartamento, paga também o condomínio, além das taxas municipais (como de coleta de lixo, por exemplo, onde ela existe). Já o fundo de obras é responsabilidade do proprietário. As contas de água e luz são pagas à parte. "Aqui no QuintoAndar, o inquilino paga também um seguro contra incêndio e no nosso modelo, o condomínio faz parte do pacote de locação", completa José.

Prazos do contrato
"O contrato padrão de locação do QuintoAndar tem duração de 30 meses, sendo que após 12 meses o inquilino fica isento de multa por encerramento antes do prazo", explica José. Não há prazo mínimo e máximo previsto em lei, mas o mais usado no mercado de locação é este de 30 meses, porém, se você estiver morando de aluguel ou em uma cidade por um período determinado, por exemplo, você pode estipular o período ideal.


Sobre multas
É claro que se o inquilino não cumprir as cláusulas do contrato será multado. Inclusive se sair antes do período estipulado. "As multas variam de acordo com o tempo de contrato passado até o momento da rescisão", afirma José. Sabemos que imprevistos acontecem, mas é bom refletir sobre o período ideal para você. 

E se precisar de obras?
Aqui, uma boa conversa é a solução. "Nos casos de obras de melhoria, o proprietário e inquilino combinam como elas serão feitas", diz José. O inquilino pode pagar e abater o valor no aluguel ou o proprietário pode arcar com as despesas, por exemplo. "No QuintoAndar, entramos como mediador quando são obras emergenciais. Em casos mais urgentes, autorizamos imediatamente o reparo - e contamos com uma rede de prestadores de serviços parceiros que já passaram por nossa avaliação de qualidade e preço", diz.

E quando acaba o contrato?
Caso a locação não seja renovada, o imóvel deve ser entregue pelo inquilino na data de encerramento do contrato. E, antes disso, tem a vistoria para verificar se está tudo certo e do mesmo jeito que você o encontrou. Em geral, os inquilinos devem entregar o imóvel com uma nova pintura também.


Fonte: https://casavogue.globo.com
 

Comentários